A Consumer Electronics Show (CES) pode parecer um pouco diferente este ano, mas uma coisa é certa: mesmo remotamente, a Samsung Electronics continua empenhada em empoderar todos e cada um de seus usuários a tirar o melhor proveito do estilo de vida do ‘novo normal’ que surgiu devido à pandemia da COVID-19.

 

No dia 11 de janeiro, a Samsung gerou expectativa para suas apresentações em profundidade na CES 2021 com uma coletiva de imprensa transmitida ao vivo anunciando a nova visão da empresa e algumas de suas inovações que estão definidas para fornecer um ‘Melhor Normal para Todos’. A coletiva de imprensa começou com alguns comentários poderosos de Sebastian Seung, Presidente e Líder da Samsung Research, que descreveu como as tecnologias mais recentes da empresa foram fundamentadas nas mudanças trazidas nos últimos tempos e desenvolvidas para empoderar os usuários a viver de forma mais conveniente, inteligente e sustentável.

 

Continue lendo para descobrir mais sobre os anúncios mais importantes da coletiva de imprensa de abertura da CES 2021 da Samsung.

 

 

Projetando produtos para um normal melhor para todos

 

Seung deu início à coletiva de imprensa transmitida ao vivo observando as mudanças que todos nós experimentamos desde a CES do ano passado e o impacto que isso teve não apenas na maneira como vivemos, mas também em como usamos a tecnologia em nossas vidas diárias.

 

 

“Entre muitas coisas, sua casa ganhou um significado maior”, observou Seung, que reconheceu os diferentes e novos métodos que as pessoas têm aproveitado para se manter conectadas enquanto permanecem em casa. “Mas e se essa casa, e as tecnologias nela contidas, fossem realmente construídas em torno de você? Na Samsung, estamos sempre encontrando maneiras de fazer exatamente isso”, assegurou.

 

Personalizando suas experiências inteligentes

 

A fim de ilustrar o compromisso da Samsung com a tecnologia que cria um normal melhor para todos, Seung apresentou várias das mais recentes inovações da empresa projetadas para fornecer experiências mais intuitivas que não apenas correspondam ao ambiente do usuário, mas também à sua personalidade.

 

 

Uma dessas inovações é o refrigerador Samsung Bespoke de 4 portas Flex, a mais recente adição à linha de refrigeradores customizados Bespoke da Samsung e o primeiro produto Bespoke a ser lançado no mercado dos EUA. “Samsung Bespoke de 4 portas Flex vem com ainda mais maneiras de personalizar sua cozinha para forma e função”, destacou Seung sobre o design inovador do refrigerador, que permite aos usuários personalizar o produto de acordo com suas próprias preferências.

 

 

A segunda inovação apresentada por Seung foi projetada com o entendimento de que, seguindo a forma como o conceito de sala de estar mudou ao longo do ano passado, as necessidades dos usuários também mudaram, uma vez que eles requerem experiências de produto personalizadas em suas casas. “Achamos que sua TV deve refletir essas mudanças”, observou, destacando a linha de TV Samsung Lifestyle como um exemplo dos esforços da empresa para fornecer inovações que reflitam as mudanças nos gostos e nas necessidades dos consumidores. Seung então apresentou o novo MICRO LED de 110 polegadas, um produto inovador repleto de novos recursos para permitir que os usuários personalizem seu espaço e suas experiências como desejarem.

 

 

Seung então destacou que, junto com tecnologias de ponta, os usuários de hoje requerem serviços inteligentes personalizados que possam responder e se adaptar às suas rotinas diárias, e revelou dois novos serviços desenvolvidos para ajudar os usuários a se manter mais conectados em diferentes aspectos da vida: SmartThings Cooking e Samsung Health Smart Trainer – um recurso que rastreia e analisa a postura do usuário em tempo real, assim como um personal trainer faria.

 

 

Levando IA de última geração diretamente para a sua casa

 

 

Em seguida, Seung destacou o papel que a inteligência artificial (IA) é capaz de desempenhar em casa. “Hoje, a IA está relacionada a ser mais pessoal e preditiva. Trata-se de beneficiá-lo todos os dias, sendo uma parte essencial dos produtos e serviços que você gosta”, destacou.

 

A IA já está funcionando em vários dos principais produtos eletrônicos de consumo da Samsung, de lavadoras inteligentes a Smart TVs, onde o processador Neo Quantum com capacidades escalonáveis aprimoradas pode otimizar a qualidade de imagem para resoluções próximas a 4K e 8K, independentemente da resolução do conteúdo. Seung explicou também que o poder de transformação da IA está destinado a ganhar ainda mais vida nas casas dos usuários.

 

 

Ele então apresentou um convidado especial ao palco – o novíssimo JetBot 90 AI+, um robô aspirador de pó equipado com tecnologia de reconhecimento de objeto inteligente para limpeza também inteligente. Seung seguiu mostrando que o JetBot 90 AI+ é equipado com sensores LiDAR e 3D para mapeamento de localização.

 

 

O que os robôs assistentes da Samsung podem fazer por você

 

Seung então lembrou aos espectadores que a Samsung introduziu uma gama de robôs inteligentes centrados no ser humano nos eventos da CES do ano anterior, e que com inovações como o JetBot 90 AI+, este ano não é exceção. “A Samsung tem aprimorado continuamente nossa robótica, incluindo muitos tipos de Samsung Bot™”, explicou ele.

 

 

“Você está no centro de todas as nossas inovações”, afirmou Seung, que então passou a dar uma ideia do que isso pode significar para soluções robóticas no futuro, apresentando Samsung Bot™ Care¹ – um conceito de robô que reconhece o comportamento do usuário para ser um assistente robótico melhor – e Samsung Bot™ Handy² – outro conceito de robô capaz de servir como uma mão extra na casa, mudando o script sobre como um ‘robô doméstico’ deveria ser.

 

Para todos os nossos amanhãs

 

 

Sandeep Rana, Especialista em Sustentabilidade Ambiental da Samsung Electronics, subiu ao palco para afirmar o compromisso contínuo da Samsung com a construção de um futuro sustentável e acessível. “Precisamos de uma solução holística, e esse é o nosso objetivo na Samsung”, observou Rana. Destacando o potencial que a próxima geração tem para gerar mudanças significativas no mundo, Rana destacou os programas de apoio global que a Samsung estabeleceu na última década para estimular novas formas de pensar dos jovens, e os serviços que foram desenvolvidos para oferecer a todos o acesso à tecnologia.

 

 

Em seguida, Rana descreveu como a Samsung está desenvolvendo produtos e tecnologias para que a próxima geração possa desfrutar de um planeta verde. “Para começar, colocamos a sustentabilidade no centro de alguns de nossos produtos mais populares.” Desde o design modular intercambiável dos refrigeradores Bespoke, a eficiência energética de máquinas de lavar impulsionadas por IA até as soluções de economia de memória da empresa, a Samsung está constantemente explorando como a tecnologia pode quebrar barreiras para um futuro melhor, observou Rana.

 

Além disso, iniciativas como o Programa Galaxy Upcycling da Samsung são um “reconhecimento de nossa necessidade de assumir responsabilidade e estar em harmonia com a natureza”, afirmou Rana, que destacou as inovações da embalagem ecológica da empresa que ganhou o Prêmio ‘Innovation’ na CES do ano passado, e anunciou que a Samsung planeja usar embalagem ecológica em todas as TVs Lifestyle 2021 e na maior parte da linha Neo QLED 2021.

 

 

Rana concluiu sua apresentação apresentando o Galaxy Upcycling at Home, um novo programa que permite aos usuários decidir como desejam adaptar seus próprios dispositivos Galaxy em dispositivos domésticos adequados. “Esta é uma visão de um futuro melhor, mais inclusivo e sustentável, e estamos trabalhando para isso todos os dias”, observou Rana.

 

Olhando para um futuro brilhante

 

Após a apresentação de Rana, Seung voltou ao palco para dar suas considerações finais antes de encerrar a coletiva de imprensa. “O que compartilhamos hoje é como, após um ano de mudanças abruptas, a Samsung pode nos ajudar a trabalhar em direção a um futuro melhor e mais brilhante por meio de tecnologias de próxima geração”, afirmou.

 

Por fim, Seung prometeu que a empresa apresentaria ainda mais produtos que permitiriam a todos nós alcançar um mundo melhor para as gerações futuras no evento Unpacked da empresa, no final da semana. “Juntos, acreditamos que podemos construir um normal melhor para todos”, concluiu.

 

Os produtos e recursos citados acima não tem previsão de chegada ao mercado brasileiro. Para obter mais informações sobre as novidades apresentadas pela Samsung na CES 2021, visite https://news.samsung.com/br/ces-2021.

 

¹Samsung Bot™ Care não está disponível para venda no momento. As funções descritas e capacidades técnicas foram demonstradas em configurações de teste.
²O Samsung Bot™ Handy não está disponível para venda no momento. As funções descritas e capacidades técnicas foram demonstradas em configurações de teste.