O Prêmio Respostas para o Amanhã, versão brasileira do programa global da Samsung, o Solve For Tomorrow, é uma iniciativa que estimula alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções inteligentes para desafios atuais da sociedade. E a mais recente história que a companhia apresenta em nova fase da campanha institucional conta com a participação de Marina Grokorriski que, ao lado de mais duas colegas de Palotina, no Paraná, criaram um minifoguete semeador com sementes de árvores nativas para reflorestar uma área atingida pelas queimadas. O filme, lançado nesta terça-feira (21) em celebração ao Dia da Árvore, foi produzido em parceria com a Cheil Brasil e pode ser acessado no canal oficial da Samsung no Youtube.

 

“Nós desenvolvemos o projeto pensando em criar uma ação sustentável, capaz de contribuir para uma recuperação do meio ambiente. Me deixa muito feliz saber que, além de ter alcançado nosso objetivo inicial, inspiramos outras pessoas a conhecerem o campo da pesquisa e da ciência. Participar do Solve For Tomorrow nos trouxe uma visibilidade ainda maior e já vemos oportunidades de continuar criando ações sustentáveis nas universidades onde queremos estudar”, conta Marina.

 

Em outro vídeo da campanha lançado recentemente, a equipe vencedora da 1ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil, realizada em 2014, mostra como reutilizou resíduos eletrônicos para desenvolver um dispositivo que facilita a locomoção de pessoas com deficiência visual e física em Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte.

 

Atualmente, a 8ª edição do Respostas para o Amanhã encontra-se na fase de mentoria para os 20 projetos semifinalistas e já alcançou resultados importantes com soluções voltadas principalmente para as áreas da saúde e sustentabilidade. Entre os 20 semifinalistas estão um sistema irrigador de baixo custo para plantações no Ceará, um protótipo para a recuperação pulmonar de pacientes infectados pela Covid-19 em Santa Catarina, e um projeto de higienização das mãos e controle de transmissão da doença em escolas do Amazonas.

 

A edição atual é a segunda realizada de forma totalmente remota por conta da pandemia e, mesmo assim, registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas públicas em comparação a edição passada. Em todas as edições promovidas no Brasil, a iniciativa já envolveu 165.036 estudantes, 22.753 professores e 5.497 escolas públicas.

 

“Essa é uma campanha que mostra as histórias reais por trás do Solve For Tomorrow. É um meio de mostrar o poder transformador da educação, que vai ainda mais longe quando atrelado à tecnologia. Com esse programa, a Samsung tem alcançado um de seus objetivos, que é empoderar as pessoas e criar soluções criativas que tragam melhorias para a sociedade”, afirma Mario Laffitte, vice-presidente de Relações Institucionais da Samsung na América Latina.

 

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do CENPEC Educação.

 

Solve for Tomorrow

 

Programa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Solve For Tomorrow está presente em mais de 20 países e faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, capacitando futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação. Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

 

Ficha Técnica

 

Cliente: Samsung

Produto: Solve for Tomorrow

Agência: Cheil Brasil Comunicações

Título: Educação transforma, Marina

Duração: 60”

 

 

CCO: Marcello Droopy

Diretor de Criação: Alair Erlon

Redator: Marcello Droopy, Alair Erlon

Direção de arte: Giulia D´Andrea

Diretora Geral: Tatiana Pacheco

Atendimento: Daniel Rosa e Fábio Mancini

Planejamento: Paula Queiroz

Mídia: Eduardo Henrique Ferreira, André Castilho, Raquel Consorte, Danielle Birknott, Fernando Blanc

RTV: Regina Shnaider, Priscilla Sanches, Cristiane Marinari, Mayara Araujo

Edição: Marcelo Mayer

Motion: Renan Escribano e Raphael Souto

Aprovadores: Thiago Mourão e Arthur Wong

 

 

Produtora: Pródigo Filmes

Direção de cena: Vanessa Moriya

Assistentes de direção: Diego Dossa e Danilo Andrade

Direção de fotografia:  Licia Arosteguy e Vitor Duarte

Produção executiva: Francesco Civita, Chico Pedreira, Ana Chrysostomo e Rebeca Broncher

Coordenação de pós-produção: Ana Mendes, Tutu Mesquita e Priscilla Paduano

Finalizador: Georges Sakamoto

Correção de cor: The End

 

                                                           

Produtora de Som: Cabaret

Produção Musical: Mauro Kuschnir

Compositor: André Henrique

Atendimento: Ingrid Lopes, Junior Freitas e Barbara Russiano

Locução: Leticia Medeiros