Pela primeira vez, a Samsung é considerada um case de sucesso no Brandcast, eventual anual do YouTube para o mercado publicitário que reverencia campanhas que se destacaram por sua efetividade na criação, execução e resultados. A campanha do Galaxy A, realizada no Brasil, foi a escolhida. Para aumentar a consideração da marca por potenciais consumidores, principalmente da geração Z, com a ajuda do YouTube, a Samsung Brasil adotou uma estratégia de data branding baseada em testar e aprender com o comportamento do seu público-alvo na plataforma*.

 

A aposta foi trabalhar em campanhas de vídeo na plataforma em uma dinâmica de ciclos, o que é possível por meio de uma estratégia de data branding. Ela permite dividir a ação em ciclos idênticos de duração e investimento, alterando apenas uma variável (como formato, criativo ou audiências) a cada etapa. Isso permitiu que a Samsung aprendesse, a cada semana, como otimizar a campanha para aumentar a consideração da marca por um número cada vez maior de pessoas dentro do público-alvo desejado.

 

Samsung usou diferentes criativos em sua estratégia para a campanha do Galaxy A

 

Depois do primeiro ciclo da campanha, a empresa operou um segundo no qual adicionou uma maior diversidade de criativos otimizados para o final do funil de compra. No terceiro ciclo, a empresa adotou uma estratégia de audiências mais propensas a comprar o smartphone. Por fim, no quarto ciclo, o mix de formatos foi expandido para formatos como True View for Reach, que utiliza o aprendizado de máquinas do Google para alcançar uma maior audiência, e Bumper Ads, anúncios curtos e objetivos de até 6 segundos que não podem ser “pulados”, e a empresa testou novas métricas para além das visualizações em vídeos tradicionais. Isso permitiu que a empresa aumentasse, em quatro semanas, o número de pessoas com intenção de comprar a linha Galaxy A no Brasil.

 

 

“Na Samsung, estamos constantemente identificando oportunidades de ampliar a conversa com nossos consumidores. Temos um sólido relacionamento com o YouTube e nossas campanhas são desenvolvidas tendo como premissa principal despertar o interesse em torno da experiência que as pessoas podem ter com os produtos do ecossistema Galaxy.  Com a estratégia de data branding, conseguimos segmentar e customizar os conteúdos de acordo com o perfil de cada consumidor, ampliando a relevância da mensagem . Atingimos um alcance de milhões de usuários, sendo que mais de 1M foram liftados, um volume absoluto muito expressivo mesmo para Samsung e Galaxy A já sendo marca e produto estabelecidos no cenário de smartphones”, afirma Juliano Fortini, head de Digital, CRM & Data da Samsung.

 

“O grande diferencial dessa campanha foi a orquestração de estratégias, o que permitiu que a Samsung realmente aumentasse a intenção de compra da linha Galaxy A”, explica Karina Santos, head de negócios para a indústria de Tecnologia do Google Brasil. “Contar com a confiança e parceria da Samsung na nossa expertise em anúncios em vídeo foi o diferencial que permitiu que esta ação alcançasse resultados tão impressionantes.”

 

 

Outro benefício da estratégia, que demonstra o aumento da consideração pela marca, ocorreu na Busca do Google: as pesquisas pela marca duplicaram em 2021 em relação ao mesmo período de 2020.

 

Além de usar o poder do YouTube para se conectar com um amplo número de pessoas, a Samsung também conseguiu alcançar maior eficiência em seus investimentos em marketing. Com o mesmo investimento, a empresa conseguiu alcançar um grupo amplo de pessoas interessadas em comprar os modelos da linha Galaxy A, o que derrubou o custo por usuário interessado nos produtos.

 

* De acordo com dados do Google.