Eles finalmente estão entre nós! A Samsung divulgou oficialmente o Galaxy S9 e S9 +, rodando o Android Oreo. Já que passamos bastante tempo com a versão beta do Oreo para o Galaxy S8, já conhecemos alguns dos melhores recursos de software novos que chegam ao Galaxy S9. Como as atualizações a Samsung aprimorou seu software com uma nova aparência e novas funcionalidades.

Com o Samsung Experience 9.0, a gigante de tecnologia coreana pretende oferecer aos clientes suas informações muito mais rapidamente. Muitos dos menus foram alterados com foco na melhoria  da navegação. Além disso, a Samsung inclui opções adicionais de personalização para a tela de bloqueio e a tela inicial. Isso não é tudo – o Android Oreo no S9 também inclui recursos como Picture-in-Picture Mode e Autofill API, que tornam o uso de dispositivos Android ainda mais fácil.

Bixby pode traduzir texto de fotos em tempo real

O assistente virtual da Samsung, Bixby, foi capaz de traduzir texto desde a sua criação. Mas o processo foi bastante desajeitado, então você ficará feliz em saber que o S9 acelerou consideravelmente as coisas. Agora, você pode simplesmente abrir o aplicativo da câmera, tocar em alguns botões e, em seguida, o Bixby Vision traduzirá automaticamente qualquer texto estrangeiro que ele veja em tempo real.

Melhorias no teclado nativo da Samsung

Oreo é bom para o teclado Samsung. Em termos de usabilidade, o teclado obteve quatro modos distintos de alto contraste e opções de redimensionamento. Os modos de alto contraste tornam mais fácil para o usuário diferenciar as várias partes do teclado. O redimensionamento melhora o conforto da digitação e o deslizamento para o tipo é simplificado e preciso.

Também estão incluídos suporte a GIF nativo, Emoji 5.0, e uma área de transferência de fácil acesso no teclado.

Barra de Notificação e Funcionalidade Pin / Snooze

Quando o Android Oreo foi anunciado, o Google introduziu uma nova maneira de ter controle granular de suas notificações . Mensagens complexas e aplicativos de mídia social geralmente enviam diferentes tipos de notificações para o seu dispositivo – agora você pode alterar as configurações de cada um deles.

Um ótimo exemplo é o Twitter, que envia notificações para mensagens diretas, menções, citações, atividades de feed de notícias, curtidas e outras. Muitos de nós desejam receber uma notificação no painel para cada um desses recursos, mas geralmente desejam alterar o tipo de alerta que recebemos. Canais de notificação são a resposta.

 

Novos efeitos de iluminação de borda

Embora simples, a iluminação Edge é muito bonita no dia a dia. Com o Oreo, as novas opções de iluminação de borda vêm para o S9 e S9 +, incluindo um incrível efeito multicolorido. Além disso, você pode ajustar a largura e a transparência do efeito de iluminação de borda para alterar a intensidade ou a sutileza das notificações.

Atalhos de aplicativos

O Android Oreo adiciona suporte para atalhos quando você pressionar o ícone por mais tempo na tela inicial. Esse novo recurso introduz até cinco atalhos contextuais dentro de cada aplicativo, acessíveis pressionando o ícone de um aplicativo. Os aplicativos precisarão ser atualizados para usar atalhos, mas, felizmente, muitos já o fizeram.

No aplicativo do YouTube, os usuários podem pular direto para a página ” Inscrições” ou visualizar quais vídeos estão no momento com tendências. Em aplicativos populares de mídia social, como os clientes do Twitter, você pode começar imediatamente a compor um novo tweet, uma mensagem direta ou uma pesquisa.

Ocultar álbuns na galeria

Graças ao Android Oreo, você pode ocultar álbuns de fotos no seu Galaxy S9. O aplicativo da Galeria agora oferece a capacidade de ocultar álbuns sem limite. Nota: este método não é uma maneira particularmente segura de proteger seus álbuns contra invasores – para isso, você deve usar algo como o Secure Folder da Samsung, que é protegido por senha.

Seletor de cores personalizado para pastas

Agora você pode usar um seletor de cores para acessar uma cor personalizada para pastas na tela inicial. O seletor de cores exibe a cor atual da pasta e a nova cor escolhida para garantir que você esteja satisfeito com as alterações feitas.

Esse recurso depende do tema e alguns temas não permitem alterar determinadas cores. Por exemplo, ao executar um tema preto, suas opções podem estar limitadas a tons de cinza ou branco para as cores das pastas. Embora esse recurso seja simples, a capacidade de distinguir pastas por cor é muito bem-vinda.

Menu ‘Sobre o telefone’ renovado e pesquisa de configurações

A Samsung alterou o menu Sobre o telefone na lista de configurações principal do seu telefone. Ao abrir o menu, você tem acesso mais fácil ao seu número de telefone, número do modelo, número de série e IMEI.

Outra pequena alteração nas Configurações é o histórico de pesquisa com registros de data e hora. Ao pesquisar, você verá uma lista de suas palavras-chave anteriores organizadas por horário. Isso pode ser útil se você precisar acessar uma configuração cujo local esqueceu.

Mensageiro dual vem padrão de fábrica

O recurso Dual Messenger, popular nos telefones Huawei e Xiaomi, agora é padrão no Galaxy S9. Esse recurso é ótimo para o Facebook, bem como qualquer aplicativo de mídia social em que você tenha duas contas. Quando o recurso estiver ativado, você verá um ícone laranja no canto inferior direito dos ícones do aplicativo, indicando uma conta secundária.

Atualmente, parece que o Facebook, o Facebook Messenger e o WhatsApp são os aplicativos mais populares que suportam a funcionalidade Dual Messenger no S9. A maioria dos usuários na América do Norte não achará esse recurso útil, mas deve ser um sucesso com outros mercados da Samsung.

Cores de secundárias da tela de bloqueio

O papel de parede que você definir no Android Oreo agora terá um impacto em outras áreas da interface do seu telefone. Samsung adicionou uma cor secundária quase imperceptível para o relógio de tela de bloqueio e outras informações, com base no seu papel de parede atual. Quando seu papel de parede tiver uma certa matiz, essa cor será aplicada ao texto da tela de bloqueio.

Novas opções no Aways On

Agora existem novos layouts para o recurso Always On Display da Samsung no S9. Esses layouts oferecem um número maior de personalização para o visual do seu telefone, além de várias novas opções de cores para levar a variedade um passo adiante.

Melhores títulos nos arquivos de captura de tela

Para aqueles como eu que tiram muitas prints (capturas de tela), pode ser difícil encontrá-las na tela ao exibir por miniaturas. O Android aplica um nome aparentemente aleatório que não identifica o conteúdo da imagem fazendo você se perder na infinidade de arquivos. Felizmente, a Samsung resolveu esse problema para os usuários.

Com a atualização do Oreo, todas as capturas de tela são rotuladas como “Captura de tela”, juntamente com o nome do aplicativo em que a captura de tela foi tirada, bem como a data e a hora. Com essas informações adicionadas, você saberá o que é cada captura de tela sem precisar abrir cada uma delas.

Barra de notificações transparentes

Além de alterar a cor de destaque da tela de bloqueio, os usuários do S9 no Oreo agora podem ajustar a transparência de suas notificações. Os usuários podem alterar o plano de fundo das notificações exibidas na tela de bloqueio de sua aparência opaca padrão para um plano de fundo totalmente invisível. Esse controle, combinado com os novos clocks e opções de cores, pode levar a algumas aparições interessantes na tela de bloqueio.

Serviço de autopreenchimento

Com o Android Oreo, o Google aprimorou a funcionalidade dos gerenciadores de senhas. Você não precisa mais copiar e colar ou confiar em um plug-in de acessibilidade como solução alternativa. O Android Oreo introduz a API de preenchimento automático, que permite que qualquer gerenciador de senhas se torne o serviço de preenchimento automático padrão em todo o sistema. Uma vez ativada, as senhas do seu banco de dados serão automaticamente preenchidas em todos os campos de login em aplicativos e sites.

Menu de Pesquisa Renovado

A Samsung ajustou a aparência do menu de pesquisa para a tela incial padrão do S9. Em vez de definir seções por planos de fundo opacos, o menu inteiro é transparente, com a pesquisa na parte superior e as sugestões listadas abaixo. É um estilo diferente que tenta reduzir o tempo que você gasta procurando por um aplicativo específico.

Codecs Hi-Fi Bluetooth

Com grandes empresas retirando a entrada P2 de fone de ouvido em mais smartphones, o Google aprimorou o suporte do Android para fones de ouvido sem fio com a inclusão de codecs de áudio de alta qualidade Bluetooth. Com estes codecs, pode desfrutar de uma melhor qualidade de áudio, desde que o seu par de auscultadores os suporte.

Embora não seja melhor do que fones de ouvido com fio, esses codecs ajudam a preencher a lacuna. É verdade que os usuários do S9 não precisam se preocupar com isso, mas há situações em que os fones de ouvido sem fio são muito mais ideais. Oreo contém vários codecs de alta fidelidade Bluetooth, incluindo aptX, LDAC e Samsung HD.

Notificações de música atualizadas

Praticamente todos os controles na barra de status de aplicativos de música ou mídia na tela de notificação serão atualizados, dependendo da arte da capa da música. A notificação corresponderá à cor da arte da capa e ajustará a cor de fundo e os controles. Essa adição faz com que seus controles de música se destaquem do restante das notificações na sombra.

 

Mais controle na página de informações do aplicativo

Saber quais aplicativos têm acesso a novos recursos, como o modo picture-in-picture, pode ser confuso. Para simplificar o processo, o Android Oreo adicionou a capacidade de alterar esses recursos em uma página organizada.

Para acessar esta página, abra Configurações e toque em “Aplicativos”. Escolha um aplicativo para abrir sua página de informações do aplicativo. Role para baixo até localizar o agrupamento Avançado . Esses recursos só serão exibidos quando aplicáveis, mas permitirão que você modifique os recursos do Android Oreo, como picture-in-picture e instalação de apps fora da Play Store.

Bixby Vision no aplicativo da câmera

Com o Bixby Vision, produtos e imagens capturados na câmera do telefone podem ser analisados ​​pela Bixby para fornecer informações adicionais. Esses dados incluem informações básicas, onde comprar o item, seu preço e muito mais. Enquanto isso já estava presente no Galaxy S8 e Samsung Experience 8.5, agora há um botão dedicado para ele no aplicativo da câmera para tornar o Bixby Vision muito mais acessível.

novos emblemas de notificação em ícones

Existem várias novas opções de personalização para emblemas de ícones de aplicativos no S9. Para ativar e personalizar esse recurso, abra Configurações, toque em “Notificações” e escolha “Emblemas de ícone de aplicativo”. A primeira alternância ativará ou desativará o recurso.

O segundo botão, intitulado “Estilo de crachá”, pode ajustar se um contador de notificações aparece no crachá. Por exemplo, se você tiver vários e-mails novos, o número de e-mails será mostrado no ponto. A alternância final controla os aplicativos localizados na sua tela inicial. Quando ativado, se você pressionar um aplicativo com um selo, ele revelará essa notificação em um submenu acima do ícone.

Com o Samsung Experience 9.0, há uma série de mudanças que dão ao software do S9 uma nova aparência e funcionalidade que esperávamos com qualquer novo dispositivo Galaxy. Qual é o seu novo recurso de software favorito? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Android Gadgethack